Face Up
Conferir
Harmonização Facial
Conferir
Lábios de Seda
Conferir
Pele Radiante
Conferir
Dermatologia Clínica
Conferir
Procedimentos Dermatológicos
Conferir
Tratamentos Estéticos
Conferir
Ultraformer 3
Conferir
Luz Intensa Pulsada
Conferir
Laser Fracionado
Conferir
ETHEREA MX®
Conferir

Ácido hialurônico em cosméticos funciona?

Data: 31/08/2023
Dicas de Saúde

Conhecido popularmente por sua capacidade de devolver volume e realçar contornos faciais, o ácido hialurônico pode fazer mais do que você imagina. Além de suas aplicações através de injeções, ele também pode ser encontrado em dermocosméticos e ser inserido em sua rotina de skincare.

Nós elaboramos esse artigo para te ajudar a entender o que muda entre ácido hialurônico tópico e injetável, e se a opção cosmética realmente funciona. Confira!

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um ativo dermatológico produzido pelo próprio organismo, que atua em conjunto com as proteínas de colágeno e elastina na hidratação e sustentação facial.

Com a progressão do envelhecimento, é natural que exista uma queda na produção desse ativo em nosso corpo, causando o surgimento de flacidez, rugas e perda de volume e contorno facial.

Por que repor ácido hialurônico?

De modo geral, a partir dos 25 anos, a produção do ácido hialurônico pelo organismo diminui gradativamente, evidenciando o início do processo de envelhecimento. Algo semelhante acontece com o colágeno e a elastina.

Hoje, é possível realizar a reposição dessas substâncias de forma natural, suavizando os efeitos do tempo para manter a pele mais jovial, harmônica e saudável. O ácido hialurônico, por exemplo, pode ser reposto de forma tópica (cosméticos) ou injetável (preenchimentos).

Ácido hialurônico tópico

Disponível em farmácias, o ácido hialurônico tópico pode ser encontrado em formato de cremes, séruns e outros cosméticos. Quando utilizado, ele pode ajudar na prevenção dos sinais do envelhecimento e atenuar rugas e linhas finas já presentes.

Além disso, ele também contribui para a hidratação da pele, deixando-a com um aspecto saudável e viçoso.

Mas atenção! Esse tipo de ácido hialurônico não tem ação preenchedora, ou seja, ele ajuda a manter a qualidade da pele, mas não realça ou recupera o volume perdido!

Ácido hialurônico injetável

Apresentando uma versatilidade em suas aplicações, o ácido hialurônico injetável ajuda no rejuvenescimento facial, na minimização da presença de rugas e linhas finas, e na hidratação, volumização e sustentação da pele.

Confira alguns procedimentos que podem utilizar ácido hialurônico:

Preenchimento facial e labial: recuperação de volume e contorno;

Rejuvenescimento facial: atenuação de rugas, sulcos e marcas de expressão;

Harmonização facial: realce da simetria e harmonia da face.

Além disso, o ácido hialurônico injetável também pode ser utilizado em outros tratamentos para firmeza e elasticidade da pele.

Existe um ácido hialurônico adequado?

Independentemente de seu formato, o ácido hialurônico pode apresentar efeitos positivos ao tratamento da pele. Além da hidratação e da atenuação dos sinais da idade, ele também proporciona um estímulo de colágeno, sendo ideal para quem busca manter a pele saudável, jovial e viçosa.

É importante ter em mente que a escolha da melhor opção do ativo varia de acordo com as necessidades, características e objetivos do paciente. Existem casos em que a combinação dos dois formatos de aplicação de ácido hialurônico – injetável e tópica – pode potencializar a ação da substância e gerar resultados ainda mais satisfatórios.

Assim, para saber qual a melhor opção para você, agende sua avaliação e tire as suas dúvidas.

Voltar
Compartilhe: